quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Uma orquestra para ser aplaudida de pé


Há certo tempo fui apresentado a esse projeto e só agora tirei o tempo  necessário para escrever sobre eles. Não é fácil fazer música, os gastos não se estendem apenas ao lado criativo, mas sim ao lado financeiro. Não é fácil encontrar um instrumento e pior ainda, não é fácil encontrar uma pessoa com conhecimento necessário para colocar para frente qualquer projeto - seja uma simples iniciação em violão, ou até a composição de uma orquestra.

Falando em orquestra, sempre vi projetos direcionados para comunidades carentes de ensino a música, só que o direcionamento era para instrumentos de percussão e violão. No Paraguai, mais especificamente em Cateura - maior lixão de Assunção, capital do Paraguai - um visionário conseguiu transformar o que era lixo em instrumentos musicais, e melhor ainda, conseguiu montar uma orquestra inteiramente formada por esses "instrumentos" juntamente com as crianças da comunidade.
Orquestra de Instrumentos Reciclados de Cateura se apresentando na região de Cateura, Paraguai.
Achei esse projeto simplesmente fantástico, nunca tinha imaginado nada desse tipo antes. Só em proporcionar o contato com a música clássica, não afastando elas dos "funks do morro" necessariamente - se tivéssemos no Brasil - mas, dando uma oportunidade de enxergar a música no seu caráter mais amplo, que elas nunca teriam.
Violino feito a partir de materiais reciclados. Detalhe para a ponte (improvisada com um garfo) e o braço, feito a partir de madeira de cabo de vassoura.
Os professores Luiz Szaran e Flavio Chavez, conseguiram transformar latas de doce, sardinha e óleo, em violinos, violões, violoncelos e instrumentos de percussão. Montando assim, La Orquestra de Instrumentos Reciclados de Cateura.
Dave Mustaine e a Orquestra, durante os ensaios para apresentação junto com o Megadeth.
A orquestra já se apresentou no Brasil e nos EUA, chamando inclusive a atenção do sr. Dave Mustaine, um dos maiores ícones do metal. Eles foram convidados para se apresentar juntamente com o Megadeth em um dos shows da sua Gigantour, em Denver, nos Estados Unidos. A música escolhida não podia ser melhor, Symphony of Destruction. A orquestra destruiu todas as barreiras que impedem a propagação da música, e isso ficou eternizado na apresentação junto ao Megadeth.

Devemos adotar como lição o lema deles: "com todo o lixo do mundo, devemos produzir música".

Quem quiser saber mais sobre esse projeto, clique AQUI para ver o mini-documentário sobre a orquestra, vale a pena assistir. E para terminar com música, fiquem com esse momento mais que especial do Megadeth tocando junto com a Orquestra de Instrumentos Reciclados de Cateura:

Nenhum comentário:

Postar um comentário