quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Sem limites para a criatividade


Muitas vezes me pergunto se chegará um tempo onde não haverão mais novas músicas, novas bandas. Se chegará um dia onde a criatividade atingirá o seu limite, e nenhuma nota mais poderá ser harmonizada em uma canção, porque todas as possibilidades já foram testadas. Esse Apocalypse imagino que ainda está muito longe de chegar, porque quando acho que tudo está parando, eis que surgem novos nomes na música, novas canções.

Esse desafio à criatividade foi lançado pelo paulista Phillip Long. Natural de Araras/SP, Phillip Long tem 6 álbuns lançados na sua carreira, sendo que 4 deles foram lançados só no ano passado. Não escrevi errado. Ele lançou 4 álbuns em um único ano.

O som do Bob Dylan brasileiro mistura folk com um pouco de rock, resultando em composições mais que brilhantes. Dos seus álbuns lançados, gostaria de destacar dois: Sobre Estar Vivo (2012) e Caiçara (2012). Dois excelentes álbuns e muito distintos entre si.

O som do Sobre Estar Vivo (2012) é mais interior, remota mais à alma. Músicas profundas, inundadas de sentimento. Executadas somente com violão. Destaque para Ciclo Natural e Rapaz de Interior.

 
O Caiçara (2012), meu álbum favorito, traz uma sonoridade mais folk rock, contrastando com baladas melódicas também, incluindo mais guitarras nas composições. Músicas como Lion Heart, How Deep Does It Goes, Green House e Caiçara são puro feeling. Abrindo espaço para um rock leve em When the Thunder Hits the Ground e Love's Gonna Kill Us. A sonoridade geral faz lembrar muito o Bob Dylan, inclusive a sua voz.



Gosto sempre de dizer para sermos criativos, e eis mais um exemplo. Essa fonte que banha a nossa mente está muito longe de secar. Seja criativo. Pense, que as ideias surgem. Como a música está sempre em movimento, podem preparar mais páginas do seu livro, porque o Apocalypse vai demorar muito ainda para chegar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário