segunda-feira, 1 de julho de 2013

Conseguiremos chegar aos 100 anos?


Em uma conversa muito boa e recente, me lançaram uma ideia e acabei por ficar pensando um pouco sobre tudo: "Com a vida que tenho hoje, conseguiria viver 100 anos?".

Parei, pensei, pensei novamente, refleti, ponderei, pensei mais uma vez, e eis que saiu a resposta.

Para começar, você precisa ter certeza que quer chegar aos 100 anos, que não vai parar pelo meio do caminho. Isso é meio que óbvio, mas é a filosofia. A mesma força que te faz sair de casa em um sábado à noite, quando está chovendo, deve ser a mesma que te impulsiona a viver cada dia de sua vida. É difícil, eu sei. Aparecem muitos obstáculos, e não são pequenos. Você é rejeitado, ignorado, erra feio em algo. Mas, isso não é tudo. Um dia você encontra um disco, escuta a sua música favorita. Essa energia que estava dentro de você nunca saiu e nunca sairá. Ela te acompanha até os 100 anos.

Agora, pare novamente e se pergunte: "Quero viver até os 100 anos?".

Os médicos dizem que devemos comer bem e dormir bem para ter uma vida longa. Eles que me perdoem, mas digo que não. Temos é que tentar ser felizes para ter uma vida longa. É tomar banho de chuva no meio de um show de rock, é se esbaldar (sem exagero) na sua comida favorita, é virar um litro de cerveja enquanto ouve o AC/DC.

É claro que tudo é relativo, mas não estou olhando pelo lado "saudável" para o corpo e sim para o espírito. Se o nosso espírito estiver forte, nossa vida prossegue. Olho em volta e vejo muita gente que finge ser feliz, mas realmente só faz tudo para agradar um ou outro. Você tem que agradar primeiramente a você mesmo. Escutar música se quiser, deixar a barba crescer se quiser, e não ficar sendo influenciado por propagandas de televisão ou afins.

Isso é saúde, e com saúde chegamos aos 100 anos. Hoje não tenho tudo aquilo que queria, em todos os planos. Mas, isso não é motivo para ser infeliz. Aumente o seu som, ponha os óculos e siga em frente. Os 100 anos nos esperam. E se você também quiser chegar lá, pode embarcar nesse trem sem medo.

3 comentários:

  1. A busca pelos 100 anos é uma viagem filosófica diária. Muitos se iludem achando que há fórmula para o corpo resistir ao tempo, quado na verdade a receita passa obrigatoriamente pelo espírito. É preciso mente sã e preparada para resistir ao tempo. O envelhecimento do corpo é inevitável, ainda que as plásticas, a alimentação e o exercício físico amenizem os efeitos. Os poucos centenários que conheci têm em comum o milagre da jovialidade; já outros tantos jovens que conheci morreram com muito mais de cem anos.

    Quando li o texto, lembrei de uma música de Ney Matogrosso que resume tudo isso que penso, e que vc escreveu. Por sinal, chama-se "Lema":
    "já fui novo, sim
    de novo, não
    ser novo pra mim é algo velho
    quero crescer
    quero viver o que é novo, sim
    o que eu quero assim
    é ser velho"
    http://www.youtube.com/watch?v=KPEwn0HoUA8

    ResponderExcluir
  2. Traduziu tudo na música, Higo. Muito legal.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir