terça-feira, 21 de maio de 2013

Face a face com o inesperado



Surpresa foi o sentimento que me levou a escrever isso agora. Em uma jornada que tinha de tudo para ser boa, mas não pelo motivo que escrevo agora. Pois bem, depois de sair de casa para prestigiar o Blackout, cover do Scorpions, eis que me deparo com um bando de Chimpanzés que estavam no canto fazendo barulho.

Não sei qual o verdadeiro significado, mas a partir de hoje, encontrar chimpanzés na gaveta vai está ligado ao inesperado. Da mesma forma que nunca esperei encontrar um macaco na minha gaveta, eu esperava que existisse uma banda como o Chimpanzés de Gaveta no Brasil.
Chimpanzés de Gaveta.
Os goianos vieram à Mossoró/RN e destruíram tudo no Centro Cultural DoSol Mossoró. Uma mistura de jazz com funk e umas pitadas de maracatu  e claro, rock'n'roll, está presente no som do Chimpanzés de Gaveta. A banda formada por 6 integrantes, o que inclui além de guitarra, baixo e bateria, uma percussão e sintetizador, tornam as composições grandiosas e variadas musicalmente. O show é um forte candidato a melhor do ano. As composições ao vivo soam de forma cativante, com direito até a covers inusitados, como Para Lennon e McCartney, do Milton Nascimento. Fiz questão de sair de lá com o trabalho deles, o Produto Interno Groove (2013).
capa do Produto Interno Groove (2013).
O EP com 5 músicas é logo aberto pela sensacional Ao Apagar das Luzes, só escutando para sentir a energia dessa música. Pedágio faz você querer "dançar e pensar", como a banda gosta de dizer. A batida meu funk/soul nos faz lembrar um pouco o Tim Maia, só que com vocais um pouco "rasgados", característica forte nas composições. Os Canibais da Sala de Jantar inicia logo com uma alusão a Ennio Morricone, progredindo para uma batida rock com elementos de rap. Das músicas do EP, essa é a com maior peso do rock em relação aos outros estilos, mas, é claro que os elementos do soul não ficaram de fora. A crítica social também está bastante presente, principalmente quando dizem: "fugir ou se esconder? morrer de descaso ou tentar viver?". Os donos do poder estão aí, devemos sofrer com suas atitudes errôneas? ou tentar tirar o melhor de tudo e continuar a viver? Diminuindo um pouco o ritmo, Estação Blues aparece. A melodia faz lembrar o jazz moderno, só que sem os vocais limpos e calmos. Encerrando o EP com maestria vem Palavras Invertidas. A melodia possui elementos fortes do rock, mas contrastando peso com uma melodia mais calma, fazendo lembrar até um pouco as "operas rock".

Para quem não conhece o trabalho deles, recomendo fortemente. Escute e se depare com o inesperado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário