sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Avante com o mundo


Todo começo de ano todos são inundados por pensamentos otimistas para o ano que está iniciando. Tudo funciona como um ciclo, todos procuram mudar sempre quando o novo ciclo se inicia. O que vejo, em muitos lugares, é que nada muda. Os Filhos da P#$% continuam Filhos da P$#%, os hipócritas continuam hipócritas, mas os bons continuam bons.

O mundo continua se movimentando, um dia estamos acima, no outro embaixo, como diria o Rush. Temos apenas que dar o nosso melhor e prosseguir com nossas vidas, nunca esquecendo dos nossos companheiros de batalha. Quando digo "companheiros" me refiro a todos os seres humanos. O que vejo nos dias de hoje é que pouca gente ajuda o próximo, de fato.

São episódios da mais alta hipocrisia, como o cidadão que se diz adepto da doutrina filantrópica de Jesus Cristo e só olha para o seu nariz. No trânsito, por exemplo, precisaria de várias mãos para contar a quantidade de vezes que fui "prejudicado" por carros com adesivos alusivos à doutrina estampados na sua traseira. Não estou aqui querendo abrir debate quanto à religião, e sim com relação às atitudes dos seres humanos. Muitas vezes, por causa de uma crença ou outra, pessoas são taxadas de "hereges" pelos "puritanos", e o que a maioria não percebe é que os "puritanos" é que praticam as verdadeiras "heresias".

É assim que vivemos, é assim o nosso mundo. Não sou eu quem vai mudar. Precisamos de uma relação recíproca de todos os seres humanos. Gentileza gerando gentileza.

Isso é o que espero não do 2013 e/ou 2014, mas de todo o século que está transcorrendo. Vamos esperar o melhor, vamos torcer para o melhor, sem prejudicar A ou B.

A música que inspirou tudo isso foi uma do Neil Young, escrita no final dos anos 80, mas que tem aplicação ainda muito forte nos dias de hoje. A letra trata um pouco de tudo isso, da desigualdade entre as pessoas, mas no fundo, a música pede para "continuarmos agitando no mundo livre". Eu sei que o sentido original é o da crítica, mas se olharmos por outro lado podemos aplicar essa música a tudo que foi escrito. Sempre que algo de ruim te acontecer, continue agitando, como diz a música, e não procure retribuir o mal a quem o gerou.

Avante com o mundo. 

Keep on rockin'

Nenhum comentário:

Postar um comentário