quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

História é comemoração



Todos os dias nos deparamos com alguma comemoração histórica: aniversário de alguma data história, aniversário de algum músico (tanto de vida como de morte), aniversário de lançamento de algum álbum, etc. Ou seja, a história sempre é propagada.

Eu mesmo tomo a liberdade de fazer isso aqui no Rock'N'Prosa, homenageando os aniversários, tentando de uma forma simples, dar continuidade à história que move o mundo.

Isso eu vejo principalmente no rock'n'roll. Todos os anos bandas clássicas lançam versões especiais de aniversário de seus álbuns, como aconteceu recentemente com o Machine Head (1970), do Deep Purple. Sem querer de forma alguma desmerecer os outros músicos, mas nunca vi, e espero ver, uma versão de aniversário de algum álbum da Cláudia Leite. Isso é muito ruim, porque de certa forma, a música deles vai morrendo, sem ser propagada. Puxando para o axé, o que ainda vejo propagar a música é o Chiclete com Banana. Eles conseguiram virar uma banda clássica só com shows, sem lançar muitos álbuns de estúdio, coletâneas e re-edições. Eu vejo eles como uma exceção à regra.

O bom das comemorações históricas é isso, você voltar no tempo, reviver uma época. Porque você não tem culpa de ter nascido em uma época após o lançamento do seu álbum favorito. Como muitos antigos comentam e acabam te culpando pela qualidade musical dos dias de hoje.

Enfim, para encerrar nas palavras do Rainbow: "Vida longa ao rock'n'roll".

Nenhum comentário:

Postar um comentário