quinta-feira, 8 de novembro de 2012

165 anos do Drácula

Bram Stoker.
Calma, antes que possam me criticar pelo título, eu sei que o Drácula é bem mais velho que isso, e sim, estou imaginando que ele existe ao escrever isso.

Sempre fui fã das histórias de vampiros, das verdadeiras, não desses lixos de Crepúsculo (com respeito a quem lê), mas da verdadeira lenda. Os contos já foram abordados em diversos filmes, dos quais cito Entrevista com o Vampiro (1994) e a série Anjos da Noite (2003-2011).

No dia de hoje, se fosse vivo, ou melhor, se ainda o é, habitando a escuridão, Bram Stoker estaria completando 165 anos de idade. A sua obra mais famosa foi claro, Dracula. O conde Drácula é até hoje o vampiro mais "famoso" do mundo, o que propagou a lenda dos vampiros ao longo das décadas, o que gerou também diversas releituras, inclusive releituras bem-humoradas, como o filme estrelado por Leslie Nielsen, Dracula - Morto, mas feliz (1995).

A lenda dos vampiros data de antes do Drácula,  mas foi o livro de Bram Stoker que trouxe essa lenda a vida. Os estudiosos de história dizem que a personagem do Conde Drácula foi inspirada em um príncipe otomano, que habitou a região da Transylvania no século XV, Vlad III (conhecido também como "O empalador", por causa de suas práticas de tortura).
capa do Horror Show (2002), do Iced Earth.
O rock'n'roll também tratou de imortalizar o Drácula. No seu álbum Horror Show (2002), o Iced Earth, entre todas as homenagens a figuras conhecidas como Frankenstein e o Lobisomen, dedicou uma música ao Drácula  Na verdade foram duas músicas, se pararmos um pouco para interpretar.

A faixa Dracula é executada pelo Iced Earth até hoje e já é considerada um clássico da banda. O seu início lento contrasta com o refrão veloz e pesado, exigindo o máximo da técnica vocal de Matt Barlow. Mas, o álbum ainda possui uma música chamada Dragon's Child. No álbum não há menção ao Conde Drácula nela, mas não precisa ler o livro para saber que Drácula é também conhecido como o "Filho do Dragão", por isso, associar essa música ao conde não é utopia.

Concluindo, fica aqui registrada nossa homenagem a esse grande nome da literatura. A lenda dos vampiros vai continuar, e se eles realmente existem ou não, não importa, o que importa é que os livros vão continuar sendo escritos, os filmes feitos e músicas compostas.


3 comentários:

  1. Salvo engano, a música Dragon's Child diz respeito a lenda do Monstro de Loch Ness!

    No mais, excelente artigo, excelente álbum, excelente banda :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olhando o encarte do CD, que tem uma ilustração para cada música, o "Dragon's Child" aparenta ser realmente o Monstro. Tinha feito a menção ao Drácula só pelo título da música mesmo. Valeu pela participação.

      Excluir
  2. Na verdade a música é inspirada em um filme dos anos 50
    Creature from the black lagoon

    ResponderExcluir