segunda-feira, 22 de outubro de 2012

O valor a ser pago



Entre um trabalho e outro eu sempre tiro um tempo para acessar blogs especializados no rock'n'roll. Não é para copiar modelos, pegar ideias, mas sim para ler sobre esse estilo musical que tanto faz parte do meu dia-a-dia.

O que observo logo de cara é que a desunião que circunda todo o mundo também está presente no rock. Blogueiros trocando acusações, induzindo leitores a discordarem da opinião do outro, a não acessar nada feito pelo outro blogueiro. Enfim, uma verdadeira salada de negativismo.

A falta de companheirismo entre essa classe, por assim dizer, é tremenda. Eu mesmo, quando começando o Rock'N'Prosa, pedi ajuda aos já tradicionais blogueiros, e por incrível que pareça, o único que atendeu ao pedido foi o dono de um dos maiores sites sobre música no Brasil, o "Tenho Mais Discos que Amigos". Site que acesso até hoje não só pelo conteúdo, mas pelo simples gesto do editor parar tudo que estava fazendo, olhado o Rock'N'Prosa, e respondido meu contato com algumas dicas para o blog.

Antes de mais nada, o Rock'N'Prosa é um blog independente e me orgulho disso. Não pretendo de forma alguma gerar lucro com minhas postagens, nem vender o blog para gravadoras e ficar elogiando somente os álbuns lançado por elas, como vejo frequentemente em blogs antes "independentes". Este é o valor pago por eles. Blogs excelentes acabaram perdendo por completo a sua identidade.

Não preciso de 1.000.000 de acessos diários, o que me faz continuar escrevendo é abrir o blog um certo dia e ver um comentário, de uma pessoa que nunca ouvi falar na vida, comentando sobre o texto publicado. É o sinal que eu preciso. Por menor que seja o tamanho do blog, ele ainda é lido. Pessoas concordam com o que escrevo, pessoas discordam, mas todas respeitam, e assim deve ser a vida. Todo mundo é livre para pensar, para ter sua opinião, e o principal, ninguém deve ser julgado por ter opinião diferente.

O pior de tudo que acho é que, os blogueiros mais acessados se julgam os donos da verdade, e acabam por se acharem superiores a todos. O exemplo que mais presencio é na revisão de álbuns, como gosto de fazer no blog, mas sem atribuir notas e ficar manipulando cabeças. Se uma certa revista inglesa atribui uma certa nota a um álbum, e a nota brasileira é superior, o revisor brasileiro do álbum é automaticamente taxado como ruim. Pelo menos essa é a filosofia de muitos.

Isso aqui é quase um desabafo misturado com agradecimento e, principalmente, orgulho. O Rock'N'Prosa vai continuar sua jornada tratando o rock'n'roll de forma literal, contando suas estórias, relacionando-as com a música. Para concluir, queria agradecer mais uma vez a cada web-leitor, conhecido ou não, que lê os textos publicado e opinam. O objetivo do blog é justamente esse, fazer você se divertir lendo o tanto quanto me divirto escrevendo.

Já publiquei muito nesses 2 anos, mas como diz o Scorpions: "O melhor ainda está por vir".

Nenhum comentário:

Postar um comentário