sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Tudo junto e misturado


Meus caros web-leitores, a semana foi de correria e acabei perdendo os prazos. Acabei deixando passar duas homenagens nesse tempo e decidi então fazer tudo junto e misturado para vocês.

Infelizmente, as homenagens são para relembrar datas de óbito, que é sempre uma ocasião muito ruim. Mas, a história da música prevalece e as lembranças são o que realmente contam.

Na semana passada (18/09), completaram-se 42 anos desde que um dos maiores guitarristas de todas as eras passou por esse mundo. Jimi Hendrix não foi só um ícone, mas um revolucionário, mudou a forma como a guitarra era encarada, incluindo efeitos em suas composições. Esses efeitos posteriormente deram origem aos pedais de efeitos que encontramos hoje em lojas.

Para os guitarristas hoje é muito simples chegar e apertar um botão, na época Jimi tinha que ajustar válvula de amplificador, saturar as saídas, etc. Tudo para chegar no som desejado. A sua carreira foi curta, apenas 7 anos. Mas, mesmo assim, os álbuns do The Jimi Hendrix Experience estão entre meus favoritos.
Jimi Hendrix, um verdadeiro gênio da guitarra.
O que não dizer da psicodelia do Axis: Bold as Love (1967), e da genialidade do Are you Experienced (1967). Dois álbuns que marcaram época e tiveram sua contribuição na história do rock'n'roll.

Outro grande ícone da música, que teve sua carreira interrompida foi o baixista original do Metallica. Ontem foram completados 26 anos desde que um acidente no ônibus de turnê da banda levou Cliff Burton deste mundo. As vezes imagino que ele poderia estar fazendo uma jam com Jimi Hendrix neste exato momento.
O inesquecível Cliff Burton, fazendo show com o Metallica.
Toda a técnica de Cliff era traduzida nas músicas do Metallica, apenas quem nunca escutou For Whom the Bell Tolls poderá negar isso. Até hoje considero ela como a melhor música de toda a carreira do Metallica.

Depois de sua morte, Jason Newstead assumiu o baixo do Metallica e participou de álbuns como o ...And Justice for All (1988) e Metallica (1990), mas nenhum deles nunca superou e vai superar o Ride the Lightning (1985).

Como não poderia deixar passar isso em branco, fica aqui nossa lembrança a essas duas figuras da música. E para terminar com música, fiquem com For Whom the Bell Tolls, executada ainda por Cliff Burton:

Nenhum comentário:

Postar um comentário