sexta-feira, 21 de setembro de 2012

75 anos de O Hobbit


Hoje não é um dia qualquer. É dia de celebrar os 75 anos da obra que apresentou os Hobbits ao mundo, da obra que fez com que quase todo mundo imaginasse morar um dia no Condado, no coração da Terra-Média, da obra que nos apresentou o segundo café-da-manhã.

Enfim, hoje estão se completando 75 anos desde que J. R. R. Tolkien apresentou O Hobbit para o mundo.

Não estou exagerando ao dizer que Tolkien foi um dos maiores gênios que passaram por esse mundo. Ele como professor de literatura em Oxford criou um universo gigantesco e o chamou de Terra-Média. Acompanhado disso foram criadas raças, idiomas, histórias e uma trama que desencadeou, desde O Silmarillion, passando por O Hobbit, até chegar em O Senhor dos Anéis.

O Hobbit não é uma mera introdução para O Senhor dos Anéis, é uma obra que conta as aventuras de Bilbo Bolseiro e como ele encontrou o Um Anel. Acima de tudo, O Hobbit é uma verdadeira enciclopédia sobre a vida dos Hobbits, mostrando seus hábitos e cultura. Nenhuma outra raça da Terra-Média ganhou tanto destaque nos textos de Tolkien como eles.
capa de O Hobbit, por J. R. R. Tolkien.
E se você se pergunta se isso já foi tema para o rock'n'roll, pode está certo que a resposta é "sim". Já mencionei em outra postagem que o Blind Guardian dedicou muitas de suas músicas à Terra-Média (confiram AQUI), e O Hobbit ganhou a sua própria música também.

Presente no Somewhere Far Beyond (1996), The Bard's Song: The Hobbit homenageia essa obra com maestria, mencionando o Anel, a Montanha Solitária, os Trolls que capturaram Bilbo e o Dragão.

Então, para celebrar esse dia festivo, escutem The Hobbit e relembrem a obra de Tolkien:


Nenhum comentário:

Postar um comentário