quarta-feira, 30 de maio de 2012

A pirataria está a solta


Para quem quiser acompanhar o navio do Rock'N'Prosa rumo à Tortuga em busca dos mais valiosos tesouros do rock'n'roll, é só subir a bordo. Isso é uma mera brincadeira, web-leitores, vocês devem ter percebido que sou grande fã da era dos Piratas.

A pirataria era uma forma (ainda é) de crime da idade antiga e é datada desde a época do Império Romano, com os crimes no Mar Mediterrâneo principalmente. A fase de ouro da pirataria, por assim dizer, vem da época da descoberta do "Novo Mundo". Quando os holandedeses, ingleses, espanhois, portugueses e franceses vieram explorar as terras da América, além de trazerem riquezas para cá, despertaram o interesse de pessoas que queriam viver às custas dessas riquezas, os piratas.

Os piratas viviam de saques e comércio ao longo dos mares do Pacífico (fazendo alusão à era de ouro), contrabandeando especiarias e saqueando os navios do governo que traziam suprimentos para as colônias. Pensando por um lado, é algo como foi o cangaço aqui no Nordeste.

São muitos os piratas famosos: Barba Negra, Barbarossa, Henry Morgan, Black Bart, só para citar alguns. Todos eles conhecidos por seus atos no mar e transformados em lendas pela literatura, desde 1690 até os dias de hoje. Uma boa literatura para quem quer conhecer mais sobre a vida dos piratas é o livro Pirates & Privateers, de Charlotte Montague. O livro traz a vida dos piratas mais notáveis, e ainda dos corsários, que na verdade eram piratas com a proteção da respectiva coroa.
livro Pirates & Privateers, por Charlotte Montague.
Uma curiosidade é que, apesar de ser conhecido como o capitão mais sangrento e cruel, estudos dizem que Barba Negra nunca matou ninguém com suas mãos, e nem nunca disparou sua arma. Outro fato que merece destaque é a bandeira pirata, conhecida como Jolly Roger. Cada navio possuía a sua própria bandeira, sendo que a mais famosa de todas, e conhecida até hoje, é a do navio do capitão Edward England.
Jolly Roger.
Trazendo toda a história para o lado do rock'n'roll, algumas bandas decidiram construir seu próprio navio e sair navegando em mares, uns mais pesados do que os outros, mas com uma coisa em comum, a paixão pela vida dos piratas.

Quem começou com tudo isso foi o Running Wild, banda alemã formada no início dos anos 1980. Desde o primeiro álbum eles trouxeram a temática dos piratas para suas composições, com destaque para o álbum Under Jolly Roger (1987). A banda encerrou suas atividades de pirata em 2009 com o show The Final Jolly Roger (2010), que foi registrado em DVD:



Outra banda que construiu o seu navio foi o Alestorm, da Escócia. A banda iniciou suas atividades em 2008 com o lançamento do Captain Morgan's Revenge (2008), seguido do Black Sails at Midnight (2009) e do recente Back Through Time (2011).
Alestorm: Christopher Bowes, Gareth Murdock, Peter Alcorn e Dani Evans.
Ao contrário do Running Wild, que tem uma sonorização mais puxada para o heavy metal, o Alestorm adicionou alguns elementos de música pirata, como a sanfona e violino, o que deixa suas composições com uma verdadeira cara "pirata".


Enquanto um navio encerra suas atividades, outro surge, e assim a história dos piratas vai sendo contada em forma de música.

Nenhum comentário:

Postar um comentário