sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Pure Rock: Os Trios Elétricos

Rush, um dos trios elétricos do rock'n'roll.
Pegando carona no carnaval e em um comentário do editor da Collector's Room, vamos dedicar esse "Pure Rock" aos trios elétricos.

Calma, não vamos tocar a música executada na criação de Dodô e Osmar, e sim as músicas executadas pelos trios elétricos do rock'n'roll.

#1 - Rush - Limelight (Moving Pictures, 1981)
Começando logo com o meu trio favorito, os canadenses do Rush. O Rush é uma banda com mais de 30 anos de carreira, nesse tempo eles conseguiram reunir a magia do rock'n'roll à música progressiva, resultando em uma carreira repleta de clássicos. Recentemente eles lançaram o álbum Time Machine: Live in Cleveland (2011) e é uma experiência audio-visual tremenda.

#2 - Motörhead - Killed by Death (No Remorse, 1984)
Quando falamos de trios elétricos, nada é mais explosivo e cativante do que o Motörhead. Essas verdadeiras lendas do rock'n'roll já estão a muito tempo na estrada, e não apresentam sinais de cansaço. Suspeito até que nas veias do Lemmy não corre mais sangue e sim Jack Daniel's. Assim como o Rush, o Motörhead tem muitos clássicos, e Killed by Death é apenas um do seu vasto repertório.

#3 - Cream - White Room (Wheels of Fire, 1968)
Uma das maiores bandas de rock de todos os tempos também não poderia faltar. O Cream misturou blues, psicodelia e rock em um pote, e isso acabou por resultar em grandes clássicos da música, o que inclui Sunshine of Your Love e Crossroads. O lendário Eric Clapton foi consagrado pelo Cream, e hoje ainda é apontado como um dos melhores guitarristas de todos os tempos.

#4 - The Jimi Hendrix Experience - Purple Haze (Are You Experienced?, 1967)
Vocês deveriam está se perguntando se o "Pure Rock" não ia homenagear o maior guitarrista de todos os tempos, claro que sim. Jimi Hendrix é para mim a pessoa que mais soube tirar sons da guitarra, e isso tudo foi adicionado a suas composições no The Jimi Hendrix Experience. Assim como todas as lendas, Hendrix foi embora cedo, aos 27 anos de idade, mas sua música ficou eternizada nos brilhantes álbuns Are You Experienced? (1967), Axis: Bold as Love (1967) e Electric Ladyland (1968).


#5 - ZZ Top - Beer Drinkers & Hell Raisers (Tres Hombres, 1973)
Para concluir essa viagem pelos "Trios Elétricos" do rock'n'roll, nada melhor do que terminar com o rock simples e direto do ZZ Top. A essência do trio elétrico está no ZZ Top, sempre que posso me espelho neles para ter uma referência. Da mesma forma que Dominguinhos foi apadrinhado por Luiz Gonzaga, Billy Gibbons (guitarrista do ZZ Top) foi apadrinhado por Jimi Hendrix. O ZZ Top é hoje uma das minhas bandas favoritas, e apesar dos quase 40 anos de carreira, eles ainda continuam fazendo shows.


Espero que tenham gostado dos nossos "trios elétricos" e para quem não curte o verdadeiro trio elétrico, fiquem nesse carnaval com os trios do rock'n'roll.

Até o nosso próximo "Pure Rock".

Nenhum comentário:

Postar um comentário