quinta-feira, 10 de novembro de 2011

O mestre da música

Ennio Morricone.
No dia de hoje um dos maiores gênios da música está completando 83 anos de existência. Ennio Morricone é um dos maiores compositores do nosso tempo, e produziu grandes temas como Cinema Paradiso (1988), e a trilha de um dos melhores filmes de faroeste de todos os tempos: The Good, the Bad, the Ugly (1966) (título original: Il buono, il brutto, il cattivo), não conheço o título em português.

Mas, você pode está se perguntando: o que é que Ennio Morricone tem a ver com o rock'n'roll?

Eu vos digo: Tudo!!

Estudos comprovam que o perfil de um fã de rock'n'roll é idêntico ao perfil de um fã de música clássica, e já foi mostrado nesse blog como a música clássica está ligada ao rock'n'roll (se você perdeu, clique AQUI). Então, é mais que justo o Rock'N'Prosa homenagear esse grande ícone da música em seu aniversário.

Sempre acompanhei de perto o trabalho de Ennio Morricone por ser um grande fã de filmes de faroeste, como Era uma vez no Oeste (1968). Em suas composições ele consegue prender a atenção de quem aprecia a sua obra, variando as melodias, incluindo até solos de vocal, o que deixa as suas músicas com uma força a mais.
Ennio Morricone regendo sua orquestra em Veneza, Itália, em 2008.
Não quero desmerescer compositores como Mozart ou até Beethoven, mas Ennio Morricone conseguiu transformar a música clássica em algo "moderno", por assim dizer, é uma música agradável aos ouvidos, independente do seu gosto musical. Por isso o considero como um dos maiores compositores de todos os tempos.

Aqui no Brasil temos uma pessoa que também pensa assim, que é o maestro João Carlos Martins, que ultimamente misturou samba à obra de Bach, uma mistura muito interessante, que eu tive a honra de assistir em Florianópolis/SC em abril desse ano.

Mas, será que existe uma relação da obra de Ennio Morricone com o rock? Pois bem, isso de fato existe. 

O Metallica, maior banda de rock do mundo atualmente, abre os seus shows desde a década de 80 até os dias de hoje com The Ecstasy of Gold, tema do filme The Good, the Bad, the Ugly (1966). E, um momento marcante aconteceu em 1999, quando o Metallica lançou o DVD S&M (1999), ocasião em que executou um show com a Orquestra Filarmônica de São Francisco. No presente show, a abertura como não poderia deixar de ser foi com The Ecstasy of Gold, mas ela foi executada pela orquestra, um grande momento que vocês podem conferir abaixo:




Bem, essa foi nossa homenagem a esse grande gênio da música, e para acabar com música, fiquem com a execução de The Good, the Bad, the Ugly regida pelo mestre Ennio Morricone:




Nenhum comentário:

Postar um comentário