sexta-feira, 21 de outubro de 2011

A Letra: Resist (Rush)

Rush: Alex Lifeson (guitarra), Gedy Lee (baixo) e Neil Peart (bateria).
Quem vem aí? Isso mesmo, "A Letra" vem mais uma vez marcar sua presença aqui no Rock'N'Prosa. Hoje vamos falar sobre uma das minhas músicas favoritas do Rush, não só instrumentalmente, mas também por causa de sua letra. É, web-leitores, a coluna "A Letra" hoje conta com a presença de Resist, do álbum Test for Echo (1996). Hoje estamos contando com a participação de Thiago Costa.

Na vida temos que aprender a ser resistentes a tudo, mas sempre tem algo que consegue escapar a essa resistência. É com isso em mente que Gedy Lee & Cia. nos convida a embarcar nesse mundo imerso em pensamentos.

A letra inicia com a seguinte frase: "Eu posso aprender a resistir a tudo menos à tentação". Ou seja, sempre somos tentados a fugir do que realmente nós somos, seja por medo de enfrentar o mundo ou por influências externas, e é justamente a "tentação" que nos faz mudar de caminho. A música nos diz que além de não mudar quem nós somos, nós também não podemos mudar o mundo, ou nas palavras do Rush: "Eu posso aprender a conviver com todas as coisas que eu não posso explicar". A letra fala por si só, recomendo estritamente que vocês a leiam, e também escutem a música, vocês não se arrependerão.

O Rush é uma banda de rock progressivo do Canadá e é uma das minhas bandas favoritas. Meu primeiro contato com Resist foi no DVD Rush in Rio (2003), na ocasião o Rush executou uma versão acústica dela, que acho ainda melhor do que a original.

Thiago Costa: Essa musica é de uma sensibilidade incrível, a cada verso que é cantado a musica penetra mais e mais na alma do ouvinte, formigando na cabeça as palavras ditas, chegando até mesmo a ter momentos otimistas. Costumo escutar especialmente quando estou meio para baixo, sempre me ajuda.

Uma parte que gosto é no final da música, quando a letra nos diz: "Você pode se render sem uma oração, mas você nunca pode orar sem se render". Eu particularmente acho essa parte muito forte, se você não entendeu, sugiro que leia novamente esse verso, é a música inteira resumida em poucas palavras. O que eu entendo dele é o seguinte: quando você está só no mundo e não tem mais a quem recorrer para tentar resistir, você deve voltar para dentro de si e arranjar forças para continuar sua jornada, ou como a própria letra continua: "Você pode lutar sem vencer, mas nunca vencerá sem antes lutar".

É com isso em mente que eu convido vocês a apreciarem essa brilhante música. Agradecendo novamente ao Terra pela tradução da letra:




Resist

Eu posso aprender a resistir
À qualquer coisa menos à tentação
Eu posso aprender à co-existir
Com qualquer coisa menos com o medo

Eu posso aprender a entrar em acordo
Com tudo menos com meus desejos
Eu posso aprender a conviver
Com todas as coisas que eu não posso explicar

Eu posso aprender a resistir
À qualquer coisa menos à frustração
Eu posso aprender à persistir
Com qualquer coisa sem grandes objetivos

Eu posso aprender a fechar meus olhos
À qualquer coisa menos à injustiça
Eu posso aprender a conviver
Com todas as coisas que eu não conheço

Você pode se render
Sem uma oração
Mas nunca pode realmente orar
Sem uma rendição
Você pode lutar
Sem nunca vencer
Mas você nunca vencerá
Sem antes lutar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário