sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Sou colecionador: Desvendando o DVD-audio

capa do Fear of a Blank Planet (2007).
Pouco antes de publicar esse artigo, percebi que essa é a postagem de número 100 do Rock'N'Prosa. 100 vivas ao rock'n'roll.

Recentemente adquiri um novo ítem para a minha coleção, se trata do DVD-audio do Fear of a Blank Planet (2007), um dos melhores álbuns do Porcupine Tree (membro da nossa Galeria de Clássicos, confira AQUI). O que mais me motivou nessa aquisição, além de ser um grande álbum, foi a curiosidade de saber do que se trata realmente um DVD-audio.

Para início de conversa, até o começo do ano esse tipo de ítem não existia no Brasil, o primeiro que eu conheço que foi lançado de fato aqui foi a edição de 30 anos do Moving Pictures (1981), do Rush.

A mídia mais utilizada hoje para disseminar a música é o CD, mas algumas bandas ainda optam pelo velho vinyl. O vinyl comporta uma gama maior de frequências do que o CD, logo a sua qualidade é superior, mas muita gente não possui um tocador de discos, como é o meu caso. Foi pensando nisso que as bandas decidiram lançar seus álbuns no formato DVD-audio, pois hoje quase todo mundo possui um leitor de DVD.

O álbum em DVD-audio possui uma qualidade infinitamente melhor do que o CD, o som é mais limpo, você consegue distinguir os diversos instrumentos presentes, e em se tratando de uma banda como o Porcupine Tree isso meio que é essencial.
DVD-audio Fear of a Blank Planet (2007), do Porcupine Tree.
Em termos de mixagem o DVD-audio vem com dois tipos, uma 2.0 sem perdas (para quem não possui home theater) e uma 5.1 (para home theater). O termo "sem perdas" aparece porque as músicas são compactadas em termos de frequência para entrar no CD, e isso não acontece no DVD, dada a sua maior capacidade de armazenamento de dados. Entrando no DVD, a tela inicial é semelhante a um DVD qualquer de show, que nós já estamos cansados de ver, o que muda é na execução, em que apenas uma imagem estática com o nome da música fica na tela enquanto a qualidade do som toma de conta do ambiente.
menu principal do DVD-audio.
Se tiver a oportunidade de escutar no som 5.1 você poderá perceber diversas linhas de instrumento que estão no fundo da música e você acaba não percebendo. Na maioria dos casos esse tipo de produto vem com alguns bônus, no caso do Porcupine Tree a banda incluiu os filmes que passam nos telões dos seus shows enquanto executam as músicas, e além disso incluíram um EP, o Nil Recurring (2007), que eles gravaram junto com o álbum, também com uma excelente qualidade de som.
menu de escolha das músicas do DVD-audio.
Para quem gosta de música esse tipo de ítem é indispensável, e essa realidade não está muito longe do Brasil, porque o lançamento do Moving Pictures (1981) em DVD-audio abriu as portas do nosso mercado para esse tipo de produto. Que venham os DVD's-audio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário