quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Memórias póstumas


Ultimamente os fãs de rock'n'roll estão se surpreendendo com a quantidade de materiais inéditos de suas bandas favoritas que estão sendo divulgados. Edições comemorativas de grandes álbuns, de bandas que até mesmos alguns de seus membros morreram, estão chegando aos fãs com muitos materiais extras e por assim dizer, raros.

A morte deixou de ser um empecílio para o lançamento de produtos, recentemente tivemos o relançamento de todo o catálogo do The Jimi Hendrix Experience em edições de luxo, com gravações que só o próprio Jimi Hendrix conhecia, pois nunca foram lançadas e nem mostradas aos produtores da época. Esse tipo de material fica com a família do músico, e até certo tempo atrás não existia o interesse em divulgá-los, mas hoje, o mercado clama por isso.

A próxima banda com relançamento marcado agora para 2011 é o Nirvana, do já falecido Kurt Cobain. O álbum Nevermind (1991) é o seu melhor trabalho e nesse ano está completando 20 anos. Os fãs da banda foram brindados com uma versão super luxo do álbum, com muitos bônus, o que inclui várias faixas que nunca antes chegaram aos ouvidos de nenhum fã.
edição comemorativa de 20 anos do Nevermind (1991), do Nirvana.
O porquê disso está saindo agora é justamente a demanda do mercado, com essa onda de downloads e pirataria na internet, as gravadoras passaram a investir no "colecionador". Então, qualquer gravação rara da banda é digna de entrar em uma "edição de colecionador", o que vem acontecendo nos dias de hoje. Além do Nirvana e do Jimi Hendrix, o Pink Floyd está relançando seus clássicos em edições especiais, incluindo muitas gravações raras, é claro. Destaque para a edição mega luxo ("super" é pouco) do álbum Dark Side of the Moon (1973), quem tiver interessado em adquirir, prepare o bolso (mais detalhes sobre essa versão AQUI).
Dark Side of the Moon (1973) e sua tonelada de bônus.
Mesmo depois do "fim" dessas bandas, elas continuam surpreendendo a sua fiel legião de fãs, e isso é muito bom porque assegura a imortalidade da música. Quem sabe se daqui a algumas décadas um álbum de inéditas dos Beatles ou até mesmo dos Rolling Stones pode ser lançado, só com gravações raras nunca antes vistas. Quem ganha com tudo isso é o fã, que pode conhecer mais sobre a sua banda favorita. Disse uma vez e volto a dizer: "A música é imortal".

Nenhum comentário:

Postar um comentário