domingo, 7 de agosto de 2011

Pure Rock: Thrash Metal anos 80

Seguindo a sugestão do nosso web-leitor Alessandro Natalini, vamos iniciar uma jornada pelo mundo do thrash metal oitentista.

Para começar, você sabe o que é thrash metal? Bem, o heavy metal (ou rock pesado) começou no início dos anos 70 com o lançamento do primeiro álbum do Black Sabbath, o Black Sabbath (1970). A distorção e o peso da guitarra cativou a muitos, mas no meio dos anos 80 algumas pessoas queriam mais. O peso do heavy metal não era o suficiente para expressar toda a sua raiva, foi aí que bandas como o Slayer e o Metallica levaram o heavy metal a um patamar mais veloz e agressivo, em outras palvras, foi aí que surgiu o thrash metal.

(da esquerda para a direita): Frank Bello (Anthrax), James Hetfield (Metallica), Dave Mustaine (Megadeth) e Scott Ian (Anthrax).
O thrash metal é um estilo bem mais pesado que o heavy metal, e rapidamente muitas bandas se juntaram a esse novo estilo e uma nova safra de bandas dominou o mundo nos anos 80, como o Metallica, o Slayer, o Megadeth e o Anthrax. O movimento começou nos Estados Unidos, com essas bandas, e expandiu para a Europa, onde surgiram bandas como o Kreator.

Então, vamos ao nosso "Pure Rock":

#1 - Metallica - Master of Puppets (Master of Puppets, 1986)
Vamos começar logo com a maior banda de thrash metal do mundo. A história do Metallica é algo que beira à perfeição, os caras começaram de forma muito simples e chegaram ao patamar de ser uma das maiores bandas do mundo. O Master of Puppets (1986) é apontado por muitos como um dos melhores álbuns do Metallica, e a sua faixa-título, é um dos maiores clássicos da história do rock'n'roll. O interessante sobre essa faixa é que mesmo sem uma formação musical, a banda conseguiu compor sequências harmônicas perfeitas. Pude perceber isso assistindo o DVD S&M (1999), onde o Metallica toca junto com a Orquestra Filarmônica de São Francisco. Os próprios músicos da orquestra, que nunca haviam escutado Metallica, elogiaram a composição de Master of Puppets.



#2 - Megadeth - Peace Sells (Peace Sells...but Who's Buying, 1986)
Falar do Metallica e não falar do Megadeth é muita injustiça, porque toda a história do Metallica começou junto com a história da cabeça pensante do Megadeth, Dave Mustaine. Após sair do Metallica, Mustaine montou o Megadeth, uma banda tão boa quanto o Metallica, e porque não dizer? Melhor. O álbum Peace Sells...but Who's Buying (1986) é um dos melhores do Megadeth, juntamente com o Rust in Peace (1990). A faixa-título do álbum, Peace Sells, é até hoje considerada como um dos maiores clássicos do Megadeth e de todo o thrash metal. Sua temática política traduz tudo aquilo que o Megadeth prega em suas músicas, não é à toa que o próprio George Bush chegou a dizer em uma entrevista que era grande fã do Megadeth. 




#3 - Slayer - Raining Blood (Reign in Blood, 1986)
Indo agora para o lado mais extremo do thrash metal, para uma verdadeira chuva de sangue. O Slayer é uma das bandas mais pesadas que eu conheço e o seu álbum Reign in Blood (1986) é uma verdadeira destruição. Raining Blood é um dos maiores clássicos do thrash metal, e nenhuma lista de clássicos do thrash metal estaria completa se não incluísse ela.




#4 - Anthrax - Caught in a Mosh (Among the Living, 1987)
Outra banda pioneira no thrash metal foi o Anthrax, que teve o seu auge quando Joey Belladona assumiu os vocais, lançando os excelentes Spreading the Disease (1985) e Among the Living (1987). A banda sempre puxou o seu thrash metal mais para o lado da velocidade, chegando até a incorporar um pouco do que depois passou a ser chamado hardcore. Caught in a Mosh mostra toda a velocidade do Anthrax.




#5 - Kreator - Pleasure to Kill (Pleasure to Kill, 1986)
Finalizando, com os representantes europeus dessa vertente do rock'n'roll. O Kreator é uma banda que sempre soube unir o peso e agressividade do thrash metal com melodias do heavy metal, como por exemplo os seus solos limpos. Agora, no começo dos anos 2000, eles lançaram o Violent Revolution (2001), que é para mim o seu melhor álbum, e um dos melhores da história do thrash metal. Mas, como ainda estamos nos anos 80, vamos ficar com a boa e velha fase "violência extrema" do Kreator.


Eu sei que algumas bandas importantes ficaram de fora, como o Exodus e Sepultura, mas uma nova postagem será feita, agora homenageando os nomes do thrash metal anos 90. Espero que tenham gostado, e até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário