sábado, 13 de agosto de 2011

Prosa Rock: O muro que não parou o rock'n'roll

No dia de hoje "comemora-se" os 50 anos da construção do muro de Berlim, muro que dividiu a Alemanha em duas durante 28 anos. Qual o melhor lado? Tem algum mais correto do que o outro? Eu sempre achei que não, no fundo acho que todos só queriam ter uma vida normal, sem guerras ideológicas entre socialismo e capitalismo.
O Muro de Berlim.
E não há como falar de "Muro de Berlim" sem falar do rock'n'roll, porque a música conseguiu atravessar a barreira física do muro. Os discos de bandas como o Scorpions e o Iron Maiden não eram lançados nos países comunistas, mas os fãs sempre davam o seu jeito de conseguí-los, através de fitas copiadas e tudo o mais.

Por volta do ano de 1985 os países da chamada "Cortina de Ferro" começaram a se abrir para o rock'n'roll, e a prova disso foi a inclusão de países como Polônia e Ucrânia na mega-turnê World Slavery Tour, do Iron Maiden. Tudo isso foi registrado no documentário Behind the Iron Curtain (1986), lançado pela banda ainda nos anos 80. Assistindo aos shows do Iron Maiden nesses países pude constatar que tudo aquilo que sempre falo, que o rock pode mudar o mundo, é verdade. Por 2 horas as pessoas esqueceram que viviam, muitas vezes, em dificuldade no seu país e se libertaram através da música.
capa do VHS Behind the Iron Curtain (1986), ele foi recentemente lançado em DVD e está presente no DVD bônus do Live After Death (2008).
Seguindo mais nos anos 80, veio o marco final da abertura dos países socialistas ao rock'n'roll. No ano de 1988, o Scorpions incluiu a Rússia em sua turnê, e para a surpresa da banda, o público foi excepcional e até as músicas mais antigas da banda eram conhecidas por todos, justamente pelas fitas K7 que conseguiam atravessar o Muro. O Scorpions registrou toda a sua turnê no documentário To Russia with Love (1988), que na minha opinião, além de musicalmente muito bom, porque pega o Scorpions em sua melhor forma, é historicamente rico, porque mostra como era o mundo no final da Guerra Fria.
capa do To Russia With Love (1988), ele foi lançado também em DVD pela banda.
Lendo as demais postagens do blog vocês perceberão que o Muro é um dos meus temas favoritos, porque é o símbolo mais forte da separação entre as pessoas, e nada melhor do que quebrá-lo sempre que possível. No mesmo ano de 1988 o Muro de Berlim foi derrubado e a Alemanha foi mais uma vez unificada, e a mesma Alemanha que um dia foi fechada ao rock'n'roll, é hoje um dos principais berços do estilo, de onde saem grandes bandas que levam a bandeira do rock'n'roll a todos os quatro cantos do mundo.

Mas, o Muro não deve ser esquecido, e para isso, antes da sua derrubada completa, pedaços foram mantidos nas ruas de Berlim, acho que para lembrar a todos a valorizar mais um ao outro.

Nenhuma banda esteve mais relacionada com tudo isso do que o Scorpions, e gostaria de encerrar escutando a música que para mim simboliza a unificação do mundo em um só, que simboliza não a "queda" do socialismo, mas sim o fim da inclusão das pessoas nas guerras de poucos. Nesse dia de hoje, vamos deixar o vento da mudança soprar...


Nenhum comentário:

Postar um comentário