quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Afasta de mim esse cálice, Pai

Pois é, web-leitores, em pleno século XXI ainda presenciamos cenas do mais alto preconceito no nosso país, e acabei por tomar as dores de um fato ocorrido ontem. Um garoto teve que deixar a sua escola, no interior de São Paulo, por gostar de rock'n'roll (mais detalhes AQUI). O pior disso tudo foi o grau de ignorância das pessoas envolvidas, voltando a alegar a ligação do rock com o satanismo, algo plantado erroneamente nos anos 80 que, não sei se por teimosia, muitos ainda acreditam ser verdade.

Acho que todo fã de rock'n'roll se sentiu na pele do menino Marcelo, que foi questionado duramente sobre seu gosto musical. Tenho plena certeza que se o menino fosse fã de forró ou pagode (sem querer desrespeitar esses estilos) o tratamento recebido não seria o mesmo. Muitos dizem que não, mas o preconceito ainda reina no nosso país, e não só o preconceito "musical", todas as escolhas excêntricas são vítimas de preconceito. Enfim, só tenho a dizer uma coisa para todas essas pessoas, tomando as palavras de Chico Buarque: "Afasta de mim esse cálice, Pai".

A culpa da ligação do rock'n'roll com a religião começou justamente nos anos 80, quando a igreja atacou fortemente o estilo, que ainda estava começando. O rock'n'roll viu isso como uma forma de crescer, ou seja, como a maioria dos fãs eram contrários às normas sociais da época, o rock usou a religião como uma forma de atrair esses fãs, ou seja, usou a religião como uma forma de se rebelar contra a sociedade (algo como o movimento hippie). Isso tudo no caráter comercial, porque vão bem me dizer que vocês acreditam que essas bandas rezam para o demônio? O próprio Ozzy Osbourne e outros "satanistas" dos anos 80 admitiram serem cristãos, Ozzy mesmo possui a frase "God bless you all" (traduzindo: Deus abençoe a todos vocês) como uma das marcas do seu show.

O que mais me intriga é em pleno século XXI as pessoas ainda insistirem nesse velho papo. Isso só prova que os muros que separam o rock'n'roll das pessoas ainda não foram quebrados. A nossa missão  vai continuar, o preconceito não irá vencer.

Vamos afastar de vez esse "cálice".

2 comentários:

  1. Meu deus do céu..
    Sei nem o que dizer..
    Eu só posso ser muito alienada por não achar o rock uma escolhe excêntrica né? Enfim, acho que coisas como essas ainda acontecem (infelizmente), mas achei interessante ter tido repercussão para as pessoas terem conhecimento do que é o rock, do que significa, sei lá..Bem, preconceito existe de todas as formas, em vários tipos de situações e afeta vários tipos de pessoas tbm, o lance é não deixar a peteca cair e continuar combatendo isso :)

    ResponderExcluir