sexta-feira, 1 de julho de 2011

Roger Waters vem aí

Pôster da turnê The Wall Live.
Hoje (01/07) amanhecemos com a notícia de que Roger Waters trará a sua mega-turnê The Wall Live para o Brasil para 4 apresentações no mês de março do próximo ano: dia 17 em Porto Alegre (Estádio Beira-Rio), 22 e 23 em São Paulo (Estádio Morumbi) e 25 no Rio de Janeiro (Estádio Engenhão).

Mas, o que realmente é esse show? Qual a sua dimensão? É algo que está além da imaginação de qualquer um. O show da The Wall Live é uma re-edição do show criado para a turnê do álbum The Wall (1979), do Pink Floyd, no início dos anos 80.

Apontado por muitos como um dos melhores trabalhos do Pink Floyd, o The Wall (1979) mistura elementos da vida de Roger Waters e Syd Barrett e conta a história de Pink. Pink é um garoto que viveu na Inglaterra por volta dos anos 1940, e perdeu seu pai na Segunda Guerra Mundial. Depois de uma infância conturbada (devido à tirania dos professores e à super-proteção de sua mãe), Pink se torna uma grande estrela da música, e depois de ter consumido muitas drogas ele enfim termina a construção do seu muro.

O muro foi a simbologia adotada para o isolamento completo de Pink do contato humano, cada trauma sofrido por ele representa um tijolo nesse muro. Dentro do seu muro Pink é um ditador neo-nazista, que pune os fãs que ele julga não serem dignos da sua atenção. Ao final de tudo, ele próprio se julga, e se condena a quebrar o seu muro, sendo exposto ao mundo exterior.
Roger Waters e o coral em Another Brick in the Wall (pt. II).
Escutar o álbum The Wall (1979) é uma grande experiência, comparo à sensação de escutar o Dark Side of the Moon (1973) na íntegra. Apesar de ser um álbum do Pink Floyd, The Wall (1979) foi baseado na vida de Roger Waters e composto quase na íntegra por ele. Dois dos maiores clássicos do Pink Floyd saíram desse álbum, que são Another Brick in the Wall (pt. II) e Comfortably Numb, com o inconfundível solo de David Gilmour, um dos melhores da história da música. Em outra oportunidade escreverei uma resenha mais completa sobre o The Wall (1979), o álbum possui muitos detalhes e curiosidades.

Voltando à turnê do The Wall (1979), nos anos 80, Roger Waters imaginou um show bem teatral, lotado de efeitos especiais, e é exatamente esse show que ele trará para o Brasil no ano de 2012.

O álbum The Wall (1979) é executado na íntegra no show. O início da apresentação com In the Flesh, apresenta Roger Waters e sua banda para todo o público, mas, no decorrer da história da vida de Pink, um muro gigantesco com paineis de led vai ser sendo construído no meio do palco, separando a banda do público.
Palco da The Wall Live, destaque para o imenso muro construído ao longo do show.

Aproximadamente na metade do show, que tem 2 horas de duração, um gigante muro com 11 metros de altura está construído no palco. Para que, após o julgamento de Pink, o mesmo seja destruído e traga novamente a banda para junto do público.

Não cheguei a assistir muitos vídeos da turnê, mas, para quem estiver pensando em ir, será uma experiência para o resto da vida. Ainda não foram divulgados os preços, mas no dia 19 de setembro estarei fazendo virgília na internet para garantir o meu ingresso.

Então, web-leitores do Rock'N'Prosa, para quem ainda não conhecia Roger Waters...ele vem aí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário