domingo, 10 de julho de 2011

Pure Rock: Especial Bon Scott

Bon Scott.
Por onde começar? Para mim Bon Scott foi um dos melhores vocalistas de todos os tempos, com um timbre único de voz. Se fosse vivo, ontem, ele estaria completando 65 anos de idade. Ontem não tive tempo de postar esta homenagem, mas me aconteceu algo que me ligou à Bon Scott. Em uma passagem despretenciosa pela loja de discos, encontrei o Highway to Hell (1979), apontado por muitos como um dos melhores álbuns do AC/DC, e que nunca tinha tido a oportunidade de escutar.

Sempre tinha escutado mais a fase Brian Johnson do AC/DC, mas cada vez que me aprofundei na fase Bon Scott, vi o quão grande ela foi, e posso dizer hoje que é a minha fase favorita no AC/DC. Eu era um típico fã do "AC/DC Back in Black" (fase Brian Johnson, após a morte de Bon Scott), até que um dia me arrisquei a comprar o High Voltage (1976) e o épico ao vivo If You Want Blood You've Got It (1978), e vi todo o potencial que tinha por trás de Bon Scott.
Estátua de Bon Scott, inaugurada em Fremantle (Austrália) em 2008.

Enfim, no seu aniversário de 65 anos, nada mais justo do que dedicar um "Pure Rock" inteiro a essa grande figura.

#1 - AC/DC - It's a Long Way to the Top (High Voltage, 1976)
Vamos começar logo pela primeira música do primeiro álbum do AC/DC. Essa é a minha música favorita do AC/DC e para mim ela traduz tudo aquilo o que a banda é, rock'n'roll puro.



#2 - AC/DC - Dirty Deeds Done Dirt Cheap (Dirty Deeds Done Dirt Cheap, 1976)
Essa é uma das músicas mais clássicas do AC/DC e é executada em todos os shows da banda até os dias de hoje. Ela foi inspirada em um desenho animado que Angus Young assistia quando criança.




#3 - AC/DC - Let There be Rock (Let There be Rock, 1977)
O Let There be Rock (1977) é um dos melhores álbuns do AC/DC, daria para fazer um "Pure Rock" só com músicas dele, mas para homenagear os outros álbuns, iremos escolher apenas uma música dele, que é a sua faixa-título. O que gosto de Let There be Rock é a criatividade que a banda teve de usar as palavras da Bíblia cristã para falar sobre a criação do rock'n'roll. Em outras palavras, Deus disse: "Faça-se a luz, façam-se as guitarras e faça-se o rock'n'roll" ("let there be light, and let there be rock", em tradução-livre para o inglês).




#4 - AC/DC - Sin City (Powerage, 1978)
O álbum Powerage (1978) é famoso pela sua turnê, que originou o ao vivo If You Want Blood You've Got It (1978), um dos melhores álbuns ao vivo de toda a história da música. Não cheguei a escutar o Powerage (1978) na íntegra, mas das músicas que pude escutar, Sin City é um dos pontos fortes do álbum.




#5 - AC/DC - Highway to Hell (Highway to Hell, 1979)

Por fim, acabando com a despedida de Bon Scott do mundo do rock'n'roll. Após a turnê do Highway to Hell (1979), enquanto a banda preparava o que viria a ser o Back in Black (1980), Bon Scott faleceu após uma noite de pesadas bebidas e drogas. Mesmo assim, esse álbum foi uma despedida à altura, do jeito que ele merecia. Assim como o Let There be Rock (1977), poderia dedicar a coluna inteiramente à esse álbum, tamanha a sua grandiosidade. Highway to Hell é um dos maiores clássicos do AC/DC, então, para finalizar, vamos embarcar nessa estrada e apreciar essa fantástica música.

2 comentários:

  1. Vitor, não é por nada não, mas comigo aconteceu a mesma coisa... No começo era aficionado pelo AC/DC atual, com o tempo fui adquirindo os cds e me pego escutando somente os cds da fase Bon Scott, o "If You Want Blood You've Got It" é muito massa, sem contar com os classicos dele como você mesmo disse na postagem... E como todo ser humano sempre gostando de uma comparação sai a pergunta, quem seria melhor Bon Scott ou Brian Jonhson?

    ResponderExcluir
  2. Essa é a eterna dúvida, é a mesma coisa que David Gilmour ou Roger Waters? John Lennon ou Paul McCartney?

    Sempre vai ter um adepto de cada time. Mas, no AC/DC é difícil, porque Bon Scott tem todas as músicas a seu favor, mas não vamos nos esquecer que Brian Johnson tem o Back in Black inteiro no seu time, e ainda "For Those About to Rock" e até mesmo "Thunderstruck".

    Enfim, se uma vez existiu uma guerra de 100 anos, a segunda seria Bon Scott vs. Brian Johnson.

    ResponderExcluir