sexta-feira, 24 de junho de 2011

A Letra: Os Cegos do Castelo (Titãs)

Voltando com mais "A Letra" aqui no Rock'N'Prosa, a coluna mais aberta à participação no nosso blog. E hoje estamos contando com a participação especial mais uma vez de Paulo Freire, Thiago Costa e especialíssima de Luana Cabral, seja muito bem vinda à nossa coluna "A Letra". 
Nando Reis.
Uma das minhas bandas nacionais favoritas é o Titãs, e de suas músicas, uma das que mais gosto é Cegos do Castelo. Essa música foi composta por Nando Reis e lançada originalmente pelo Titãs em seu álbum Acústico MTV (1997).

Existem vários pontos de vistas diferentes com relação à letra de Os Cegos do Castelo, existem pessoas que dizem que Nando a escreveu depois que ele conseguiu se livrar das drogas, e existem pessoas que dizem que essa é a música com conteúdo mais ateu de todos os tempos.

Particularmente, sempre acreditei na versão "drogas", porque Nando brilhantemente usou a figura dos "Cegos do Castelo" para falar do mal que as drogas lhe causaram, em outras palavras: "Dos Cegos do Castelo me despeço e vou...". 

Ele também reconhece que as drogas o afastaram de todos, principalmente quando diz que "não quer mais mentir e usar espinhos que só causam dor". E finalizando a música ele nos diz que precisa de uma companhia, para poder se recuperar por completo, ou aliás, para provar que conseguiu se recuperar. Isso fica claro quando ele se prepara para o refrão: "E se você puder me olhar, se você quiser me achar, se você trouxer o seu lar.", e termina dizendo que "vai cuidar do seu jardim" e do "seu jantar".

Com essas explicações, a versão "drogas" fica bem clara, pelo menos para mim, porque tudo realmente faz sentido.

Paulo "Kael" Freire: Observando a letra eu vejo que ela fala de alguém que se desiludiu com alguma coisa. Ele foi atraído por algo, e quando a conheceu de verdade, perdeu o interesse por ela. Quando isso aconteceu ele decidiu seguir sua estrada, vagando, e acabou por encontrar o seu caminho. Um caminho fora daquilo tudo, ou em outras palavras, um caminho onde ele encontrou o que ele realmente era.

Luana Cabral: A primeira pergunta que surge, pra mim, é quem são esses cegos do castelo? Eu? Você? Todos nós. Por isso, quando a letra diz: "a pé, até encontrar um caminho, um lugar, pro que eu sou" é como um êxtase, sabe? Um grito de liberdade. Os Cegos do Castelo foi uma das primeiras músicas que escutei dos Titãs e me apaixonei pela banda, pelo rock e por tudo que ele representa e representou durante minha adolescência, principalmente. Descobri as músicas com “letras”, e como elas podem ser espelhos nossos. E o final da letra, quando diz “Eu cuidarei do seu jantar/Do céu e do mar, e de você e de mim...” Quem pode resistir??

Essa música sempre foi mais do Nando do que do Titãs, motivo pelo qual o Titãs nunca a executou muito ao vivo, deixando o espaço para Nando Reis executá-la quase na totalidade dos seus shows. A versão executada por Nando é sensacional, ele inicia a música de forma lenta e vai progredindo até que toda a sua banda o acompanha. Me faz lembrar a versão de Something, executada por Paul McCartney.

Mas, como tudo na vida, essa música tem outro lado também. Vou tentar explicar a outra interpretação que é dada a ela. Para começar, há quem diga que os "Cegos do Castelo" não são as drogas, e sim os Cristãos.

Se olharmos cada verso da música, podemos ver que isso faz um pouco de sentido. Quando Nando se despede dos "Cegos do Castelo" e segue o seu próprio caminho, seria o momento em que ele passou a negar tudo aquilo de religião que provavelmente lhe foi ensinado. E ele ainda complementa dizendo: "a pé até encontrar um caminho, um lugar, para o que eu sou", em outras palavras, ele passou a formar a sua própria crença.

Thiago Costa: Creio que toda a magia da letra, toda a luz para que o entendimento da musica em questão seja esclarecida, se encontra na primeira estrofe. Lendo ela atentamente podemos ver um anseio de liberdade, de quebrar as algemas, de partir para algo novo, ou de apenas deixar de lado algo tão batido e estupido como igreja, religião e ademais.

E assim como na versão "drogas", Nando diz que se tornou uma pessoa melhor. Apesar de toda a sua crença, ele diz que irá cuidar "de você e de mim", ou seja, continuará sendo uma boa pessoa.

Paulo "Kael" Freire: Resumindo, na vida nós somos atraídos para longe do que realmente nós somos.

Se vocês analisarem os dois lados, vemos que ambos fazem muito sentido, nunca vi nenhum depoimento do Nando Reis explicando qual a verdadeira versão dessa música, a dúvida continua no ar.

Veja agora a letra de Os Cegos do Castelo, retirada do site Terra:

Os Cegos do Castelo

Eu não quero mais mentir
Usar espinhos que só causam dor
Eu não enxergo mais o inferno que me atraiu
Dos cegos do castelo me despeço e vou
A pé até encontrar
Um caminho, o lugar
Pro que eu sou


Eu não quero mais dormir
De olhos abertos me esquenta o sol
Eu não espero que um revólver venha explodir
Na minha testa se anunciou
A pé a fé devagar
Foge o destino do azar
Que restou


E se você puder me olhar
E se você quiser me achar
E se você trouxer o seu lar
Eu vou cuidar, eu cuidarei dele
Eu vou cuidar
Do seu jardim
Eu vou cuidar, eu cuidarei muito bem dele
Eu vou cuidar
Eu cuidarei do seu jantar
Do céu e do mar, e de você e de mim

Esse foi mais um "A Letra" aqui no Rock'N'Prosa, até a próxima.

4 comentários:

  1. Nossa! Adoro essa sessão!! Sempre fico sabendo coisas interessantes, como é que você sabe dessas histórias heim? Eu nunca sei de nada, mas faz um sentido dado tanto uma quanto a outra versão..
    E você podia ter editado meu comentário leso! iudhuidhduih :)

    ResponderExcluir
  2. Por que editar um cometário nota 1000 desses?

    ResponderExcluir
  3. Evidentemente os Cegos do Castelo são os Titãs que o Nando deixou: "me despeço e vou". Aliás os Titãs perceberam isso quando o Nando saiu e ficaram chateados.

    ResponderExcluir
  4. Na entrevista ao 'Todo Seu' Nando explica sobre a letra! ;)

    https://www.youtube.com/watch?v=-xdoqs4uaS4

    ResponderExcluir