domingo, 20 de março de 2011

Resenha de Shows: Iron Maiden (02/03/08 - São Paulo/SP)

O "Resenha de Shows" de hoje vai voltar um pouco no tempo, para um período em que nem pensava está escrevendo em um blog sobre rock'n'roll.

Há três anos atrás, mais exatamente no primeiro dia do mês de março de 2008. Este que vos escreve embarcou rumo à região sudeste do país para a realização de um sonho. Pela primeira vez, ia poder assistir a minha banda favorita de todos os tempos, o Iron Maiden.

Iron Maiden, da esquerda para a direita: Adrian Smith, Janick Gers, Nicko McBrain, Bruce Dickinson, Steve Harris e Dave Murray.
 Tinha tentado assistir o show em 2004, válido pela turnê do álbum Dance of Death (2004), mas as tentativas foram em vão. Mas, no mesmo dia fiz um juramento dizendo que iria ainda assisti-los algum dia. Dois anos depois, o Iron Maiden lançou o excelente A Matter of Life and Death (2006), e uma possível vinda ao Brasil começou a ser ansiosamente aguardada por todos, mas a turnê não passou pela América do Sul.

Pôster da Somewhere Back in Time Tour 2008.

A vida foi seguindo e aproximadamente em setembro de 2007 o Iron Maiden anunciou o que seria, na minha opinião, a sua melhor turnê dos últimos tempos. A turnê Somewhere Back in Time prometia passar por todo o mundo e nela seriam executadas somente músicas dos anos 80, a fase de ouro do Iron Maiden, músicas de álbuns que foram lançados mesmo antes de eu nascer. Com o anúncio da turnê, veio o anúncio de 3 datas no Brasil: São Paulo, Curitiba e Porto Alegre.

Duas semanas depois do anúncio começou a venda de ingressos para o show, comprei meus ingressos para o front-stage logo no primeiro dia de vendas, e com a compra veio a apreensão. Os ingressos para o show se esgotaram logo no terceiro dia de vendas, e a minha confirmação de compra ainda não tinha saído, mas logo no dia seguinte a confirmação saiu. Estava garantida a minha ida para o show.

No começo de 2008, quando os primeiros shows começaram a acontecer, veio a surpresa do set-list, músicas que não eram executadas há muito tempo voltaram a ser executadas. Músicas como Revelations, Moonchild e Heaven Can Wait.

Vista do palco antes do show.
Depois de embarcar para São Paulo, finalmente chegou o domingo dia 2 de março de 2008. Um sol forte iluminava a capital paulista durante a manhã, onde estive no Parque do Ibirapuera. Naquele dia o almoço quase não desceu, a espectativa para o show era muito grande. Finalmente, às 16:00, ingresso no bolso e começou a jornada rumo ao estádio Palestra Itália.

Por volta das 18:00 todo os lugares já estavam ocupados, 37.000 pessoas gritando "Maiden, Maiden" preenchiam o espaço. Para esquentar, todos viram o show de Lauren Harris, filha do baixista do Iron Maiden, executando um rock'n'roll bem simples. Mas, exatamente às 20:00, as luzes se apagaram e a jornada pelo passado começou.
Início do show do Iron Maiden. Essa mão em primeiro plano é minha, e detalhe para Steve Harris (baixo) ao fundo.
Demorei duas músicas para acreditar que aqueles caras que estavam ali bem na minha frente eram os mesmos caras que cresci assistindo a shows em DVD e VHS. Só quando escutei o primeiro "Scream for me São Paulo", foi que me dei conta de que aquilo tudo era real e que eu realmente estava em um show do Iron Maiden.

O set-list foi formado só por clássicos e um momento que nunca vou esquecer foi durante Wasted Years. Para começar, nunca imaginei que eles fossem executar essa música algum dia novamente, faziam mais de 10 anos que ela não era executada, e segundo, quando Bruce Dickinson começou a cantar me lembro que cantei fervorosamente abraçado com meu irmão, momento muito especial.

Bruce Dickinson cantando The Trooper com a bandeira da Grã-Bretanha.
Depois de 2 horas viajando pelo tempo, o show foi encerrado com Hallowed be thy Name. Começa a jornada de volta para o hotel, surpreendentemente, um enorme silêncio marcou a saída do estádio, acho que todos ainda estavam maravilhados com o grande show que acabaram de presenciar. Ainda cheguei no hotel a tempo de ver a matéria sobre o show no encerramento do Fantástico.

No ano seguinte, o Iron Maiden cumpriu a promessa feita no show, e voltou para mais cidades no Brasil para um bis. Tive a oportunidade de ve-los novamente em Recife/PE, mais um show épico, mas não se compara ao primeiro show. Ao show em que pude ver o sonho de um garoto, fã desses caras de cabelo grande, se tornar realidade.

Um comentário:

  1. Porra, essa sensação é algo fora do comum..
    "se você não sente você não entende"
    o show do maiden me deixou nas estrelas por bem um mes, na época todas as provas que fiz durante esse tempo foram trágicas..kkkk
    é isso ae rito..
    flw

    ResponderExcluir